Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: GESTÃO DE RECURSOS EM CONTEXTOS ECONÔMICOS DESFAVORÁVEIS
Autor(es): FELIPE SEVERIANO RIBEIRO RUTOWITSCH
Colaborador(es): GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador
Catalogação: 14/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63225
Resumo:
A pandemia de Covid-19 vivenciada possibilitou a alteração de muitas ações no cotidiano das pessoas e isso também foi percebido no universo das finanças. Nesse contexto, foi possível observar a ascensão dos números de investidores, bem como a virtualização das ações. Esse processo caracterizou a crise pandêmica e redefiniu as práticas daqueles que investem, cuja as condutas basearam-se na influência de personalidades relevantes nas mídias sociais online em um processo de massificação de atitudes. Logo, com muitas pessoas agindo da mesma maneira nos investimentos, surge o Efeito Manada. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento investidores iniciantes, avaliando maneiras de gerenciar a crise. Além disso, foi realizado uma pesquisa quantitativa com 41 respondentes, obtendo resultados que demonstram a presença dos influenciadores na vida das pessoas e a noção acerca do Efeito Manada. A pesquisa demonstrou que 70,7% das pessoas seguem algum influenciador digital da área econômica, bem como existe uma dupla compreensão sobre o Efeito Manada, no qual 70,7% consideram esse viés de comportamento como maléfico aos investimentos e, em contrapartida, 65,9% o consideram como relevante nos momentos de crise. Portanto, conclui-se que existe uma tendência a virtualização dos processos e uma maior inserção dos influenciadores digitais no meio econômico, persuadindo jovens iniciantes e, muitas vezes, tornando as ações da maioria iguais, o que promove a existência do Efeito Manada, sobretudo em conjunturas economicamente instáveis.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF