Título: | FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: GESTÃO DE RECURSOS EM CONTEXTOS ECONÔMICOS DESFAVORÁVEIS | ||||||||||||
Autor(es): |
FELIPE SEVERIANO RIBEIRO RUTOWITSCH |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 14/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63225@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63225 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pandemia de Covid-19 vivenciada possibilitou a alteração de muitas ações
no cotidiano das pessoas e isso também foi percebido no universo das finanças.
Nesse contexto, foi possível observar a ascensão dos números de investidores,
bem como a virtualização das ações. Esse processo caracterizou a crise
pandêmica e redefiniu as práticas daqueles que investem, cuja as condutas
basearam-se na influência de personalidades relevantes nas mídias sociais online
em um processo de massificação de atitudes. Logo, com muitas pessoas agindo
da mesma maneira nos investimentos, surge o Efeito Manada. Dessa forma, o
presente estudo tem por objetivo analisar o comportamento investidores
iniciantes, avaliando maneiras de gerenciar a crise. Além disso, foi realizado uma
pesquisa quantitativa com 41 respondentes, obtendo resultados que demonstram
a presença dos influenciadores na vida das pessoas e a noção acerca do Efeito
Manada. A pesquisa demonstrou que 70,7% das pessoas seguem algum
influenciador digital da área econômica, bem como existe uma dupla compreensão
sobre o Efeito Manada, no qual 70,7% consideram esse viés de comportamento
como maléfico aos investimentos e, em contrapartida, 65,9% o consideram como
relevante nos momentos de crise. Portanto, conclui-se que existe uma tendência
a virtualização dos processos e uma maior inserção dos influenciadores digitais
no meio econômico, persuadindo jovens iniciantes e, muitas vezes, tornando as
ações da maioria iguais, o que promove a existência do Efeito Manada, sobretudo
em conjunturas economicamente instáveis.
|
|||||||||||||
|