Título: | MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA: O QUE MOTIVA OS JOVENS ORIUNDOS DE CAMADAS POPULARES A EMPREENDER? | ||||||||||||
Autor(es): |
ANDRE LUIS REGIS DA SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MILA DESOUZART DE AQUINO VIANA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 03/JAN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56882@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56882@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56882 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo visa investigar os fatores motivacionais que levam os jovens da Geração Y e, pertencentes às camadas populares da cidade do Rio de Janeiro, a empreender. Para isso, foi adotada uma metodologia de natureza qualitativa estruturada em um roteiro de perguntas para 10 jovens millennials, empreendedores e oriundos de baixa renda. O objetivo foi levantar informações através de suas experiências de vida e por meio de seus relatos em suas trajetórias empreendedoras, adicionalmente, procurou-se compreender o quanto à motivação, por vários motivos alheios a esses jovens, é um aspecto importante para decidir abrir um negócio. Observou-se que não há como generalizar as características geracionais e empreendedoras, quando o aspecto da desigualdade social interfere na vida desses jovens.
Analisando os resultados, observou-se que um número expressivo dos entrevistados empreendeu por necessidade, mostrando-se um importante fator de motivação para esses jovens, como solução para lidar com as dificuldades, com a falta de empregabilidade, de renda e como a única solução possível de sobrevivência.
|
|||||||||||||
|