Título: | ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MOTORES AERONÁUTICOS COM ALTERAÇÃO DE PROCESSO DE MONTAGEM | ||||||||||||
Autor(es): |
ALEXANDRE PINTO CANELLAS |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador DANIEL DE CARVALHO DOS SANTOS - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JAN/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51226@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51226 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O mercado de aviação é responsável por uma parcela de transporte de bens e pessoas em escala global. As companhias aéreas, com o objetivo de manter competitividade, preocupam-se em permanência com a redução de custos de manutenção. Este manuscrito descreve uma mudança de um procedimento de montagem durante o processo de reparo de uma turbina aeronáutica, com o objetivo de aumentar sua vida útil. A intervenção em questão trata da redistribuição dos bicos injetores de combustível dentro da câmara de combustão. A nova distribuição tem por objetivo a compensar as diferenças de vazão de combustível no interior do combustor, buscando aumentar a homogeneidade da combustão. Primeiramente é apresentada a formulação clássica da análise termodinâmica dos diferentes módulos que constituem o motor, visando descrever seu rendimento energético. Testes foram conduzidos em bancos de ensaio antes e após a intervenção proposta, seguindo um procedimento descrito pelos fabricantes das turbinas, garantindo a normalização dos resultados para comparação. Os resultados evidenciaram uma redução na temperatura de combustão nos motores afetados pela intervenção, garantindo uma maior vida útil de operação dos motores afetados.
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