Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AS MULHERES E AS MUDANÇAS NO NÍVEL DE PROPENSÃO AO RISCO DE ACORDO COM A FASE DE VIDA EM QUE SE ENCONTRAM
Autor(es): DANIELLE DE FREITAS GALVAO
Colaborador(es): LIANA RIBEIRO DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 07/ABR/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47373@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=47373@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47373
Resumo:
As mulheres e os homens têm uma percepção diferente quando o assunto é assumir riscos. Segundo Schubert (1999), existe uma visão difundida de que as mulheres são mais avessas ao risco do que os homens. Com isso, espera-se que as mulheres invistam de forma mais conservadora que os homens. Alguns autores também defendem que há uma correlação entre características socioeconômicas e demográficas e tolerância ao risco. Autores assumem que quanto mais velho for o indivíduo, menos tolerantes ao risco eles serão. Tendo em vista o objetivo do estudo que foi identificar as mudanças na propensão ao risco de acordo com a fase de vida em que as mulheres se encontram, foi feita uma pesquisa quantitativa onde foram analisados os perfis demográficos e socioeconômicos de 123 mulheres, assim como o Perfil de Investidor e as carteiras de investimentos de cada uma delas. Os resultados indicaram que as mulheres tendem a mudar seu tipo de Perfil de Investidora de acordo com a fase de vida em que se encontram, saindo muitas vezes de um perfil conservador para poder arriscar mais e, consequentemente, obter maiores retornos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF