Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: OTIMIZAÇÃO DAS DIMENSÕES DA SEÇÃO TRANSVERSAL DE UM CHASSI PARA VEÍCULOS COMERCIAIS
Autor(es): LUCAS DO NASCIMENTO SAGRILO
Colaborador(es): IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador
Catalogação: 06/FEV/2020 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=46744@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.46744
Resumo:
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um programa computacional que efetue o dimensionamento ótimo de uma viga tendo em vista a redução de seu peso, sujeita a determinadas restrições e, em seguida, aplicá-lo ao caso de uma longarina de um chassi para caminhões e ônibus. Para isto, são apresentados o Método da Rigidez Direta, teoria utilizada para o cálculo de esforços e deslocamentos e, em seguida, a teoria de Programação Matemática e sua implementação tendo em vista a obtenção de resultados ótimos. O funcionamento do programa consiste em gerar dimensões para a seção transversal de uma viga, dentro de um intervalo de valores possíveis, testar se tais dimensões satisfazem as condições impostas por meio do Método da Rigidez, verificando tensão máxima de flexão e máximo deslocamento vertical, verificando também as restrições necessárias para evitar a flambagem da viga, e prosseguir a iteração do algoritmo de otimização até a obtenção do resultado ótimo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF