Título: | EFEITO GIROSCÓPIO EM MOTOCICLETAS: MODELAGEM, SIMULAÇÃO E ANÁLISE | ||||||||||||
Autor(es): |
IGOR PRISTA DE QUEIROZ |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 20/SET/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45453@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45453 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O desenvolvimento de estudos sobre o comportamento dinâmico de veículos instáveis, como é o exemplo de uma motocicleta, objetivam a melhoria de sua estabilidade que implica diretamente em um maior conforto e melhor manuseio. A vista disso, deseja-se com esse projeto modelar, simular e analisar o efeito
giroscópio utilizando a técnica dos grafos de ligação, com objetivo de entender sua influência sobre a dinâmica de uma motocicleta. Serão desenvolvidos modelos de grau de complexidade crescente, de modo a compreender e dominar a interrelação entre os diversos movimentos do veículo associados ao fenômeno.
Inicialmente será tratada apenas uma roda - dianteira - com esterçamento, rolagem e guinada, montada sobre uma estrutura de quadros articulados - gimbals - fixa no solo; em seguida um modelo com duas rodas, sendo uma - traseira - solidária ao chassis, também montadas sobre uma estrutura de quadros articulados fixa no solo; e finalmente o modelo completo de uma motocicleta. Os modelos não lineares resultantes serão resolvidos (simulados) em Simulink/MATLAB.
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