Título: | MODELAGEM, ANÁLISE, SIMULAÇÃO E CONTROLE DA DINÂMICA DE MOTOCICLETAS | ||||||||||||
Autor(es): |
RAMON FELIPE BRANDAO DO NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 27/AGO/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44571@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=44571@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.44571 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O trabalho aqui apresentado consiste na modelagem, análise, simulação e implementação de técnicas de controle de um veículo de duas rodas para diferentes velocidades, considerando os principais efeitos e parâmetros associados à 5 graus de liberdade (posição/ velocidade longitudinal e lateral, ângulo de guinada, rolagem e de esterçamento do guidão), como por exemplo: massa, momentos de inércia, inclinação do guidão e características do pneu. Será realizada a análise de sensibilidade da dinâmica do modelo linearizado aos parâmetros significativos e a investigação dos modos típicos de uma motocicleta: capsize, weave e wobble.
Além disso serão tratadas diferentes estratégias de controle para os problemas de estabilidade e acompanhamento de trajetórias: realimentação de estado e acompanhamento de trajetória prevista, tendo os modelos lineares simulados em Simulink/Matlab.
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