Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DO COMPORTAMENTO DE CASCAS AXISSIMÉTRICAS OBTIDO DA COMBINAÇÃO DE SOLUÇÕES ANALÍTICAS FUNDAMENTAIS
Autor(es): MATEUS BASTOS NEIVA
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 11/JUL/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=41304@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=41304@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.41304
Resumo:
Neste projeto desenvolveu-se um modelo de elementos finitos enriquecidos para simulação estrutural de vasos de pressão sujeitos à rotação axial e à pressão (interna ou externa). A solução analítica do deslocamento correspondente a casos representativos do problema é obtida sem que funções genéricas de interpolação sejam empregadas, como é clássico em programas de elementos finitos. Desta forma, a função interpoladora dos deslocamentos resulta da combinação de soluções analíticas previamente conhecidas. Esta é obtida da combinação das soluções analíticas para os deslocamentos de cilindros com deformação axial nula, para cilindros com rotação e para deslocamentos em esferas. Cada elemento foi formulado com 4 nós, dispostos axialmente na superfície média da casca. A cada nó estão associados sete graus de liberdade equivalentes aos coeficientes das funções de deslocamento nas direções axial e radial. O desenvolvimento da formulação de elementos finitos enriquecidos apresenta a vantagem de, ao se empregar a função interpoladora que melhor quantica os resultados nodais, não ser necessário um número elevado de elementos para se observar a convergência do método. Também, para garantir continuidade dos deslocamentos entre os elementos, certicando-se que além dos mesmos deslocamentos também a primeira derivada destes é contínua, emprega-se o método de penalidades. Por fim, consideram-se na avaliação do modelo numérico com esta formulação os resultados da variação das tensões ao longo da espessura do vaso de pressão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF