Título: | DINÂMICA VERTICAL DE MOTOCICLETAS: MODELAGEM E ANÁLISE | ||||||||||||
Autor(es): |
FELIPE POGGI DE ARAGAO FRAGA |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 23/MAI/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38235@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38235 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dinâmica vertical de uma motocicleta pode ser modelada a partir de um modelo físico que a represente, e a partir do modelo matemático gerado, é possível analisar o comportamento do sistema obtido de modo a compreender como a dinâmica vertical é dada e como alterações nos componentes responsáveis pela mesma afetam o comportamento do sistema. Assim, é relevante desenvolver um procedimento para realizar a modelagem do sistema físico, de forma em que seja possível realizar as análises pertinentes para verificar como a variação de determinados componentes influência a dinâmica vertical. Este projeto propõe um método para equacionar o modelo matemático a partir de um grafo de ligação que represente o modelo físico, que conta ainda com transformações matriciais para chegar ao sistema na forma de variáveis Lagrangeanas, assim como análises das raízes e da resposta em frequência do sistema elaborado. Foram desenvolvidos, e adaptados, procedimentos para a obtenção de lugares geométricos das raízes e de diagramas de Bode, baseados nos conceitos de polinômios característicos e funções de transferência. Os procedimentos foram elaborados para estudar a variação de parâmetros de componentes do modelo de acordo com valores efetivamente encontrados em motocicletas. Os resultados obtidos para os procedimentos realizados, e para as variações de determinados parâmetros foram muito interessantes. Não só foi possível implementar com êxito os procedimentos desenvolvidos para executar a análise, como a partir dos resultados obtidos, um determinado nível de influência no sistema foi associado à variação de cada parâmetro.
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