Título: | SAMBA DIGITAL: UM ESTUDO DE EVENTOS DE SAMBA NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
MARIANA XAVIER CORREIA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ALESSANDRA BAIOCCHI ANTUNES CORREA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 09/NOV/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35565@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35565 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O samba não é apenas um gênero, mas também um elemento cultural do país. A história deste gênero musical confunde-se com a história do Brasil e, principalmente, do Rio de Janeiro, onde ganhou reconhecimento nacional através das rádios que estavam estabelecidas na cidade no início do século XX. O consumo de música, entretanto, está mudando para as novas formas digitais. Diante deste contexto, este estudo pretende investigar como o samba usufrui dos meios digitais para projetar-se no mercado contemporâneo. Através de observação participante, entrevistas semiestruturadas e questionário online, este trabalho apresenta um panorama sobre as diferentes formas do consumo de samba. Dentre os principais achados podemos destacar o Facebook como principal ferramenta de divulgação dos eventos de samba e as rodas de samba sendo consideradas pelo público tanto como uma experiência quanto um estímulo para se escutar mais o gênero em outras mídias. Há indicações de um movimento no universo digital para explorar alguns componentes que complementem a experiência do samba, entretanto as ações são difusas, com alcance baixo e não diversificadas.
|
|||||||||||||
|