Título: | APLICAÇÃO DA OTIMIZAÇÃO EM CONFIGURAÇÕES DE RISERS | ||||||||||||
Autor(es): |
NICHOLAS DE ARAUJO GONZALEZ CASAPRIMA |
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Colaborador(es): |
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Orientador PAULO HENRIQUE CARDOSO ALVES - Coorientador |
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Catalogação: | 08/AGO/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34721@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34721@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34721 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os risers são importantes componentes no ramo de exploração e produção de petróleo. São responsáveis pelo transporte de óleo dos reservatórios até as unidades flutuantes. A crescente demanda por esse produto tem feito com que as empresas explorem áreas desconhecidas e com maiores desafios para implementação dos risers. O aumento da lâmina d água e as condições ambientais adversas representam maiores desafios técnicos como por exemplo, a necessidade de reduzir a carga atuante na unidade flutuante e tensões menores. Dessa forma novas pesquisas estão sendo feitas a respeito dos risers, em especial quanto a sua configuração. Diversas configurações já são implementadas para condições variadas. A mais simples delas e, portanto, a mais visada é a Free-Hanging. Entretanto, a implementação dessa configuração é complicada quando se trata de águas ultra-profundas pois a tensão de tração próximo à unidade flutuante, a amplitude da tensão na região do riser próxima do fundo do mar, conhecida como Touchdown Zone (TDZ) e a compressão ao longo do riser podem aumentar bastante, dificultando a utilização dessa configuração de risers. Uma solução estudada para minimizar os problemas causados a esse tipo de configuração foi o revestimento de parte da estrutura com um material de baixa densidade, os amortecedores hidrodinâmicos, para induzir flambagem controlada em uma região mais afastada do ponto de contato entre o riser e o fundo do mar, o chamado Touchdown Point (TDP), região crítica para esse tipo de falha estrutural. Essa configuração é conhecida como RCHA. No seu estudo, duas variáveis determinam o seu posicionamento, o local de início dos amortecedores e o comprimento deles. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é a aplicação de um processo de otimização a fim de obter as duas variáveis que minimizam a tensão no TDP. A minimização da tensão nesse ponto dará uma maior robustez estrutural ao riser, viabilizando esse tipo de configuração para cenários em que antes não eram possíveis. O método de otimização utilizado é o Globalized Nelder-Mead e se mostrou adequado para o objetivo em questão.
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