Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ENSAIO DE SISTEMAS DINÂMICOS PREDADOR-PRESA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INDUSTRIAL
Autor(es): IVAN DUFFLES TEIXEIRA ARANEGA
Colaborador(es): ANDRE BARREIRA DA SILVA ROCHA - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34081@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34081
Resumo:
Este trabalho consiste no estudo do impacto econômico de um setor informal considerado improdutivo através da construção e análise de um jogo evolucionário. Com o objetivo de avaliar se este setor constitui um risco de ciclo vicioso entre pobreza e baixa produtividade, conhecido na literatura como poverty trap, usou-se uma variante logística no modelo Lotka-Volterra. Foram verificados três pontos críticos no modelo logístico, dois dos quais são de especial interesse. Um implicaria o colapso deste setor informal e o outro um equilíbrio estável entre os setores formal e informal. Quando o equilíbrio estável existe, independentemente do porte da economia, fica definido como uma possível poverty trap. Em seguida, compara-se este modelo a uma interpretação econômica existente na literatura. Este estudo, portanto, implica na necessidade de maior entendimento de sistemas dinâmicos no planejamento de políticas de desenvolvimento que visam incentivar o setor formal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF