Título: | MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA SUSPENSÃO INTERCONECTADA | ||||||||||||
Autor(es): |
LEO HERSZENHAUT |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 09/JUL/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21736 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta a modelagem e simulação de uma suspensão veicular do tipo interconectada empregando um modelo plano não linear de veículo com quatro graus de liberdade (roll - ou pitch - e heave da massa suspensa e deslocamentos verticais das duas massas não suspensas), incluindo o mecanismo da suspensão e amortecedores com reações de bump e rebound diferenciadas. Apresenta também a análise da influência deste tipo de suspensão no controle do ângulo de rolagem (ou arfagem) do veículo. Inclui-se uma comparação do comportamento com o do modelo linear do tipo massa-mola-amortecedor convencional.
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