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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UMA SUSPENSÃO INTERCONECTADA
Autor(es): LEO HERSZENHAUT
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
Catalogação: 09/JUL/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21736@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21736
Resumo:
Este trabalho apresenta a modelagem e simulação de uma suspensão veicular do tipo interconectada empregando um modelo plano não linear de veículo com quatro graus de liberdade (roll - ou pitch - e heave da massa suspensa e deslocamentos verticais das duas massas não suspensas), incluindo o mecanismo da suspensão e amortecedores com reações de bump e rebound diferenciadas. Apresenta também a análise da influência deste tipo de suspensão no controle do ângulo de rolagem (ou arfagem) do veículo. Inclui-se uma comparação do comportamento com o do modelo linear do tipo massa-mola-amortecedor convencional.
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