Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CÁLCULO DA CURVA DE DISPOSIÇÃO A CONTRATAR DE GERADORES HIDRELÉTRICOS: UMA ABORDAGEM ROBUSTA AO PREÇO DE CURTO PRAZO
Autor(es): BRUNO FANZERES DOS SANTOS
Colaborador(es): ALEXANDRE STREET DE AGUIAR - Orientador
Catalogação: 29/NOV/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18746@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18746@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18746
Resumo:
No Brasil, o preço de liquidação de diferenças (PLD) é determinado por uma cadeia de modelos de despacho hidrotérmico baseados no SDDP. Tais modelos assumem uma série de hipóteses e cenários que podem sofrer alterações ao longo do tempo por motivos como atrasos na construção de novas usinas, indisponibilidade de combustível, entre outros. Dessa forma, torna-se difícil obter uma estimativa realista do PLD futuro a ser usado no modelo de contratação ótima. Este trabalho visa desenvolver uma nova metodologia a fim de avaliar a curva de disposição a contratar (CDC) de um gerador hidrelétrico (ou outros geradores com produção intermitente como as eólicas). Nosso modelo usa uma abordagem híbrida entre otimização estocástica e otimização robusta em que a produção física e considerada uma variável aleatória, com distribuição conhecida; e os preços, como um cenário de estresse endógeno, função da estratégia de contratação ótima e dos cenários de geração simulados. Um estudo de caso é apresentado com base em dados realistas do sistema elétrico brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF