Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A RACIONALIZAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS ATRAVÉS DO JULGAMENTO DE TESE JURÍDICA
Autor(es): MARCELA MELO PEREZ
Colaborador(es): RONALDO EDUARDO CRAMER VEIGA - Orientador
Catalogação: 27/SET/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=18352@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.18352
Resumo:
Este trabalho pretende o estudo da aplicação de tese jurídica nas causas que versam sobre demandas repetitivas, e como os artigos 285-A e 543-C do atual Código de Processo Civil agem de forma a consagrar e a efetivar o acesso à justiça, a isonomia, a razoável duração do processo e a segurança jurídica. Além dos instrumentos já existentes na legislação processual, traz-se à luz alguns dispositivos do Anteprojeto do novo Código de Processo Civil, atual Projeto de Lei do Senado (PLS) número 166/2010, com especial destaque para o incidente de resolução de demandas repetitivas, o qual aparece como interessante alternativa para coletivização de pretensões individuais. A adoção e a aplicação de tese jurídica intencionam combater a instabilidade das decisões judiciais e as decisões divergentes para casos que versam sobre a mesma questão de direito, assunto de grande relevo no cenário nacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF