Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PADRÕES DE ACESSO À JUSTIÇA DO SISTEMA INTERAMERICANO DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Autor(es): MARIA JUSTINO DE NEGREIROS
Colaborador(es): MARCIA NINA BERNARDES - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2011 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=16791@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.16791
Resumo:
O presente trabalho monográfico tem como objetivo analisar os padrões de acesso à justiça para mulheres vítimas de violência desenvolvidos no âmbito do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Nesse sentido, buscar-se-á demonstrar os inúmeros obstáculos encontrados por mulheres vítimas de violência para que seja garantido o seu direito ao acesso efetivo aos mecanismos judiciais disponíveis e para que os Estados cumpram com a sua obrigação internacional de agir com devida diligência para prevenir, investigar, processar e reparar os atos de violência contra a mulher. Assim, iniciaremos o trabalho com a análise do âmbito normativo e do âmbito de atuação dos órgãos do Sistema Interamericano no que tange à defesa dos direitos da mulher a uma vida livre de violência e à garantia deste direito através do acesso efetivo às garantias judiciais. Posteriormente, trataremos propriamente do tema acesso à justiça, abordando as principais deficiências e obstáculos para que os Estados cumpram com a sua obrigação de devida diligência e para que as mulheres vítimas de violência tenham acesso às garantias e proteções judiciais. Por último, faremos uma análise detalhada do caso González e Outras vs. México (Campo Algodonero), demonstrando suas especificidades e sua relevância para o tema abordado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF