OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS NÃO VERBAIS RELACIONADOS AO GESTO E AO TOQUE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PL2E | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
LIVIA MARIA DIAS DE AZEVEDO FRADE |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 09 11:10:20.000000/JUL/2020 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=48934@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48934 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
Gestos e toques são recursos comunicacionais utilizados por muitas
culturas, principalmente a brasileira, que faz parte de uma cultura de alto contexto
e, assim sendo, utiliza diferentes mecanismos para transmitir implicitamente uma
mensagem sem que seja necessário colocá-la em palavras. Portanto, abordamos
nesse trabalho alguns gestos comuns no cotidiano de falantes do português
brasileiro e seus respectivos usos e, através do conceito de alto e baixo contexto de
Hall (1998), a relevância desses fatores extralinguísticos na interação social para
um aprendiz de PL2E.
|
|||||||||||||||||||||||
|