Maxwell Logo PUC-Rio Logo
Enlarge Font
Normal Font
Reduce Font
Contrast

OPEN EDUCATIONAL RESOURCE

Title: ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE ENSINO SUPERIOR DOS ESTADOS UNIDOS
Author(s): ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE

CASSIA CAROLINA DE ABREU

CRISTIAN AQUINO-STERLING

Institution: -
Contributor(s): -
Launched: 29 11:10:20.000000/JUN/2020
Type: ARTIGO
Language(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Reference: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=48812@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.48812
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar parte de um projeto, ainda em desenvolvimento, acerca do ensino e da aprendizagem de português brasileiro como segunda língua para estrangeiros (PBL2) e de português brasileiro como língua estrangeira (BPFL). Esse projeto está sendo realizado por duas instituições de ensino superior, uma no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e a outra nos Estados Unidos, na San Diego State University (SDSU). O projeto propõe um objetivo geral, que é realizar um estudo comparativo e colaborativo relativo aos programas de ensino e aprendizagem do português em ambas as instituições, e um conjunto de objetivos específicos concernentes a características idiossincráticas baseadas nas diretrizes metodológicas que norteiam os programas das duas universidades. Apresentamos, aqui, apenas um extrato da pesquisa, que diz respeito ao levantamento e a análise preliminar dos dados realizados na SDSU, a partir de informações fornecidas por estudantes de nível básico e intermediário do português. Esse estudo de caso tem como embasamento teórico, investigações realizadas por Yin (2014), Barttlet e Vavrus (2017) e Figueiredo (2017).
Description: File: 
NA ÍNTEGRA PDF
 
 

All contents on this interface are available through Creative Commons License Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Creative Commons License Icon