OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | PRÁTICAS TRANSLÍNGUES E TRANSCULTURAIS NO ENSINO DE PLE | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
ANA CAROLINA FONTANA DE OLIVEIRA RAFAEL JEFFERSON FERNANDES ANA CLAUDIA PETERS SALGADO |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 21 11:10:20.000000/NOV/2019 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=45962@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.45962 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
Com o avanço da globalização (KUMARAVADIVELU, 2006), associado ao crescimento econômico do Brasil, observamos um número crescente de pessoas que buscam aprender e conhecer a língua e a cultura brasileira. Dessa forma, percebe-se um aumento de programas acadêmicos interinstitucionais, que promovem fluxos transnacionais de pessoas e privilegiam o contato entre universidades brasileiras e outras universidades ao redor do mundo. Como reflexo dessas novas mobilidades, nota-se uma maior facilidade de intercâmbio de
estudantes que, ao chegarem a um novo país, trazem consigo culturas e línguas que entram em contato com outras. Assim, sob a ótica da linguística aplicada, este artigo tem por objetivo refletir a cerca da importância de criarmos espaços didáticos translíngues (CANAGARAJAH, 2013) que abranjam os diversos repertórios linguísticos (RYMES, 2010) que constituem a sala de aula de PLE.
|
|||||||||||||||||||||||
|