Maxwell Logo PUC-Rio Logo
Enlarge Font
Normal Font
Reduce Font
Contrast

OPEN EDUCATIONAL RESOURCE

Title: PRÁTICAS TRANSLÍNGUES E TRANSCULTURAIS NO ENSINO DE PLE 
Author(s): ANA CAROLINA FONTANA DE OLIVEIRA

RAFAEL JEFFERSON FERNANDES

ANA CLAUDIA PETERS SALGADO

Institution: -
Contributor(s): -
Launched: 21 11:10:20.000000/NOV/2019
Type: ARTIGO
Language(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Reference: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=45962@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.45962
Abstract:
Com o avanço da globalização (KUMARAVADIVELU, 2006), associado ao crescimento econômico do Brasil, observamos um número crescente de pessoas que buscam aprender e conhecer a língua e a cultura brasileira. Dessa forma, percebe-se um aumento de programas acadêmicos interinstitucionais, que promovem fluxos transnacionais de pessoas e privilegiam o contato entre universidades brasileiras e outras universidades ao redor do mundo. Como reflexo dessas novas mobilidades, nota-se uma maior facilidade de intercâmbio de estudantes que, ao chegarem a um novo país, trazem consigo culturas e línguas que entram em contato com outras. Assim, sob a ótica da linguística aplicada, este artigo tem por objetivo refletir a cerca da importância de criarmos espaços didáticos translíngues (CANAGARAJAH, 2013) que abranjam os diversos repertórios linguísticos (RYMES, 2010) que constituem a sala de aula de PLE.
Description: File: 
NA ÍNTEGRA PDF
 
 

All contents on this interface are available through Creative Commons License Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Creative Commons License Icon