OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | UM FORMATO DE UNIDADE DIDÁTICA PARA A SISTEMATIZAÇÃO GRAMATICAL NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
FLEIDE DANIEL SANTOS DE ALBUQUERQUE TASSIANA DE BRITO VIANA MARQUES |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 19 11:10:20.000000/NOV/2019 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=45957@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.45957 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
Este trabalho tem por objetivo expor o formato de unidade didática para a sistematização das categorias gramaticais nas aulas de Português Língua Estrangeira ofertadas na UFRN a estudantes de mobilidade internacional, imigrantes residentes em Natal-RN e refugiados. Tendo por base os benefícios que o ensino explícito da língua pode conferir ao processo de ensino/aprendizagem, propõe-se um formato de unidade didática complementar ao trabalho com as habilidades de compreensão e produção oral e escrita, partindo do foco na forma pura e simplesmente, no nível do sintagma, e culminando na percepção do significado gramatical em frases e pequenos textos. Tem-se a preocupação de atender às necessidades de falantes de línguas maternas distantes em sua tarefa de reconhecimento e uso de categorias gramaticais
imprevisíveis e sem contrapartida em suas línguas de partida.
|
|||||||||||||||||||||||
|