Maxwell Logo PUC-Rio Logo
Enlarge Font
Normal Font
Reduce Font
Contrast

OPEN EDUCATIONAL RESOURCE

Title: NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: PROBLEMAS INTERACIONAIS CAUSADOS POR HETEROSSEMÂNTICOS PARA APRENDIZES HISPANOFALANTES DE PLE
Author(s): EDSON VELAME JUNIOR

Institution: -
Contributor(s): -
Launched: 18 11:10:20.000000/MAR/2019
Type: ARTIGO
Language(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Reference: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=37370@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.37370
Abstract:
Este trabalho propõe discutir teoricamente o impacto que alguns falsos cognatos podem causar na interação entre brasileiros e hispanofalantes, devendo o professor de PLE assumir uma postura intercultural e, desta forma, levar o seu aprendiz a ser o protagonista nesse espaço de ensino-aprendizagem. Esse processo promove uma maior conscientização das diferenças linguísticas-culturais no ensino de PLE para hispanofalantes. Os pressupostos teóricos estarão pautados nas semelhanças históricas e linguísticas entre o Português e o Espanhol discutidos por Sweet (1964), Takeuchi (1980), Almeida Filho (2001), SanchézÉlez (1989), Ilari (200), entre outros; na definição de palavras heterossemânticas em Bechara (1998), Leiva (1994), Vita (2005), Ortiz Alvarez (2002) e Weinreich (1968); no conceito de lexicultura em Matos (2008), Kecskes (2015), Biderman (2006) e Barbosa (2009). E, por fim, no conceito de interculturalidade em Kecskes (2015) e Mendes (2004).
Description: File: 
NA ÍNTEGRA PDF
 
 

All contents on this interface are available through Creative Commons License Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Creative Commons License Icon