OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: PROBLEMAS INTERACIONAIS CAUSADOS POR HETEROSSEMÂNTICOS PARA APRENDIZES HISPANOFALANTES DE PLE | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
EDSON VELAME JUNIOR |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 18 11:10:20.000000/MAR/2019 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=37370@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.37370 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
Este trabalho propõe discutir teoricamente o impacto que alguns falsos cognatos podem
causar na interação entre brasileiros e hispanofalantes, devendo o professor de PLE assumir
uma postura intercultural e, desta forma, levar o seu aprendiz a ser o protagonista nesse
espaço de ensino-aprendizagem. Esse processo promove uma maior conscientização das
diferenças linguísticas-culturais no ensino de PLE para hispanofalantes. Os pressupostos
teóricos estarão pautados nas semelhanças históricas e linguísticas entre o Português e o
Espanhol discutidos por Sweet (1964), Takeuchi (1980), Almeida Filho (2001), SanchézÉlez
(1989), Ilari (200), entre outros; na definição de palavras heterossemânticas em
Bechara (1998), Leiva (1994), Vita (2005), Ortiz Alvarez (2002) e Weinreich (1968); no
conceito de lexicultura em Matos (2008), Kecskes (2015), Biderman (2006) e Barbosa
(2009). E, por fim, no conceito de interculturalidade em Kecskes (2015) e Mendes (2004).
|
|||||||||||||||||||||||
|