OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
CARLOS ALBERTO SOARES ALVES EDSON VELAME JUNIOR |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 14 11:10:20.000000/FEV/2019 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=36840@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.36840 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o impacto que os estereótipos podem
causar no ensino de PL2E provocando possíveis comportamentos reducionistas em
relação à cultura do outro. Assim, utilizamos o interculturalismo como pressuposto
teórico de mediação do processo de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão
e intervenção dos possíveis estranhamentos que ora surgem nos cruzamentos
interculturais. Para isso, faremos um breve percurso teórico sobre língua e cultura
presentes em Hall (1998), Singer (1998), Barna (1998) e Kramsch (2017), sobre o
interculturalismo em Meyer (2013) e Mendes (2004) e, por fim, tratamos sobre
estereótipos à luz de Lippmann (1998), Espíndola (2010) e Byram e Morgan (1993).
|
|||||||||||||||||||||||
|