Maxwell Logo PUC-Rio Logo
Enlarge Font
Normal Font
Reduce Font
Contrast

OPEN EDUCATIONAL RESOURCE

Title: O ESTEREÓTIPO NOSSO DE CADA DIA: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL PARA O ENSINO DE PL2E
Author(s): CARLOS ALBERTO SOARES ALVES

EDSON VELAME JUNIOR

Institution: -
Contributor(s): -
Launched: 14 11:10:20.000000/FEV/2019
Type: ARTIGO
Language(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Reference: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=36840@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.36840
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o impacto que os estereótipos podem causar no ensino de PL2E provocando possíveis comportamentos reducionistas em relação à cultura do outro. Assim, utilizamos o interculturalismo como pressuposto teórico de mediação do processo de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão e intervenção dos possíveis estranhamentos que ora surgem nos cruzamentos interculturais. Para isso, faremos um breve percurso teórico sobre língua e cultura presentes em Hall (1998), Singer (1998), Barna (1998) e Kramsch (2017), sobre o interculturalismo em Meyer (2013) e Mendes (2004) e, por fim, tratamos sobre estereótipos à luz de Lippmann (1998), Espíndola (2010) e Byram e Morgan (1993).
Description: File: 
NA ÍNTEGRA PDF
 
 

All contents on this interface are available through Creative Commons License Attribution-Noncommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0).

Creative Commons License Icon