OPEN EDUCATIONAL RESOURCE
Title: | 5X FAVELA: AGORA POR NÓS MESMOS: UMA VISÃO CRÍTICA NA SELEÇÃO DOS MATÉRIAS DIDÁTICOS DE PLE: COMO DESENVOLVER A COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM SALA DE AULA | ||||||||||||||||||||||
Author(s): |
IRMA CAPUTO |
||||||||||||||||||||||
Institution: | - | ||||||||||||||||||||||
Contributor(s): | - | ||||||||||||||||||||||
Launched: | 04 11:10:20.000000/DEC/2017 | ||||||||||||||||||||||
Type: | ARTIGO | ||||||||||||||||||||||
Language(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||
Reference: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/OER/DataSet.php?strSecao=Resultado&nrSeq=32235@1 | ||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.PLE.32235 | ||||||||||||||||||||||
Abstract: | |||||||||||||||||||||||
O presente artigo, através de algumas teorias dos estudos culturais, tentará salientar a importância dos aspectos abrangentes aos mesmos no ensino do português para estrangeiros (PL2E). Será analisada uma possível proposta de input a ser didatizada para introduzir algumas reflexões em sala de aula que possam melhorar a comunicação intercultural baseadas nos conceitos de power distance, indulgence, uncertainty avoidance, casa e rua, jeitinho etc. O input escolhido é a quinta parte do filme 5 X favela - Agora por nós mesmos (2010); o filme é um conjunto de 5 curtas-metragens que abordam vários aspectos da vida social carioca, constituindo uma boa base de reflexão cultural para os estrangeiros.
|
|||||||||||||||||||||||
|