Título: | ANÁLISE DO PLANO DE ESTRUTURAÇÃO URBANA DAS VARGENS, RIO DE JANEIRO, COM CONSIDERAÇÕES SOBRE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL, INFRAESTRUTURA E CONDIÇÕES SÓCIO AMBIENTAIS | ||||||||||||
Autor: |
FLAVIA MORETZ SOHN CANTHE |
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Colaborador(es): |
CELSO ROMANEL - Orientador STEPHAN HOFFMANN - Coorientador |
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Catalogação: | 27/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67145&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67145 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa faz uma análise crítica do Plano de Estruturação Urbana de
Vargens, das características geofísicas locais, a infraestrutura atual, os serviços de
transporte, a relação entre esses e a população, as alternativas modais, a
preservação da ecologia urbana e os nós de conflito detectados no projeto
conhecido como PEU das Vargens, apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Na busca por referências bem sucedidas de planejamento e prática da mobilidade
urbana sustentável pelo mundo, o movimento para desestimular o uso do veículo
individual motorizado e fomentar o uso dos meios de transporte ativo e o coletivo
menos poluente, é através de infraestrutura integrada onde as malhas rodoviária,
ferroviária e cicloviária se desenvolvem e se complementam. O modelo do
planejamento da mobilidade em Berlim foi usado como referência das iniciativas
de planejamento e práticas de humanização da territorialidade para a unificação
sócio-espacial da cidade antes dividida. A bicicleta é inserida no planejamento
viário, e cada vez mais assume o papel de principal modal para curtas e médias
distâncias e também como alimentadora do sistema de transporte ferroviário
urbano e regional, o equivalente ao nosso VLT e trem. O estudo dos casos e os
dados obtidos permitiram identificar medidas tangíveis para a mitigação dos
impactos urbanos negativos ao meio ambiente e sugerir alternativas para enfrentar
os desafios da mobilidade em Vargens, visando à ampla acessibilidade e equidade
na distribuição do espaço público de circulação, valorizando a caminhabilidade e
mobilidade ativa, na direção de um modelo de mobilidade urbana sustentável, que
equilibre o adensamento demográfico e a adaptação às mudanças climáticas para a
baixada das Vargens.
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