Título: | PLURAIS: O DESIGN NO ENCONTRO ENTRE OLHARES E VOZES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA | ||||||||||||
Autor: |
RENATA MATTOS EYER DE ARAUJO |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Coorientador |
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Catalogação: | 19/OUT/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64378&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64378&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64378 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem como objetivo favorecer o processo de inclusão no
ensino superior das pessoas com deficiência a partir do reconhecimento de
seus olhares e vozes no contexto do Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com
Deficiência – NAIPD/PUC-Rio. A inclusão das pessoas com deficiência é uma
conquista do movimento social e político desse grupo de pessoas que
reivindicou seus direitos de participação plena e efetiva na sociedade. Na esfera
do ensino-aprendizagem, a partir da década de 1990, o conceito de inclusão
tem sido discutido com base numa mudança nos padrões hegemônicos,
buscando reconhecer a diversidade humana e o respeito às diferenças. Nos
últimos anos, como reflexo dos avanços, a inclusão é motivo de discussão e
implantação de políticas públicas no ensino superior. Nesta pesquisa, sustenta-se ser necessária a revisão das práticas de ensino-aprendizagem e a definição
de estratégias que permitam que estudantes com diferentes condições possam
ter oportunidades, considerando o princípio da equidade. Entende-se também
que o desenvolvimento de projetos de design com o uso de metodologias
participativas pode ser uma ferramenta no processo de inclusão no ensino.
Assim, para responder à questão: De que modos o design tem possibilidade
de favorecer o processo de inclusão no ensino superior das pessoas com
deficiência?, foram escolhidos como fundamento a abordagem metodológica
Design em Parceria, como vem sendo desenvolvida no departamento de Artes
e Design da PUC-Rio, e a abordagem de pesquisa Histórias de Vida. A escolha
por um estudo exploratório de cunho qualitativo-interpretativo privilegia uma
escuta sensível e atenta ao outro; constituída no acolhimento e
reconhecimento das singularidades; no diálogo e interação entre sujeitos. As
histórias de vida levam a conhecer as vivências, pensamentos e sentimentos
pessoais, assim como, representam de algum modo, um contexto social e
histórico. No encontro das vozes de estudantes e professores destaca-se: a
importância da empatia e diálogo permanente; a relevância da atenção e
respeito às condições pessoais de estudantes e professores; a necessidade de
abertura para conhecer e rever conceitos e práticas, considerando que é
observado o desconhecimento acerca dos assuntos específicos relativos à
deficiência. Em suma, a partir de encontros entre um grupo de estudantes e a
pesquisadora se dá o processo de projeto em design que reúne olhares e vozes
de estudantes e professores e consolida a investigação com o desenvolvimento
da plataforma digital de comunicação – PLURAIS. O ambiente interativo
propõe a participação com a aproximação das pessoas para se conhecerem e
compartilharem suas experiências. A experimentação em processo com o uso
continuado por estudantes e professores poderá gerar modificações. Entende-se que o desenvolvimento de projetos de design com foco na singularidade
dos sujeitos e construção de sentidos a partir da interação entre eles, contribui
para mudanças de atitudes e comportamentos em prol de uma cultura
inclusiva na universidade.
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