Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OLHARES SOBRE O ENSINO DO PROJETO EM DESIGN: GÊNEROS E INTERAÇÕES EM ESPAÇOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor: RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO
Colaborador(es): JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador
Catalogação: 21/OUT/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55411&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55411
Resumo:
Esta pesquisa trata das formas características assumidas nas aulas de projeto dentro do curso de Design da PUC-Rio. Considerando que o design é uma atividade projetiva e interdisciplinar que pressupõe uma prática reflexiva sobre os objetos de usos e sistemas de informação, a questão que norteia a pesquisa busca entender como os espaços e recursos materiais influenciam as práticas de ensino e aprendizagem e como seriam percebidos pelos alunos de design. Visa-se a observar as práticas de ensino e aprendizagem e o emprego de recursos materiais e espaços nas aulas das disciplinas de projeto. A opção pelas disciplinas de projeto deve-se a sua importância pedagógica na formação dos designers, justificada também pelo espaço que ocupam no currículo a partir de sua reformulação em 2007. A coleta de dados combina a observação participante em duas disciplinas com a realização de uma tarefa de representação gráfica em quatro disciplinas. Os desenhos são analisados em duas instâncias: segundo a ocorrência dos conteúdos na amostra geral e segundo as interações a partir de uma amostra reduzida. A interpretação dos dados é influenciada e contrastada com os conhecimentos e registros da observação participante. A partir das análises, estabelece-se uma relação com o conceito de gêneros em Bakhtin, considerando as formas específicas de interação, o propósito comunicacional, arranjos espaciais e materiais. Destaca-se que as aulas assumem formas espaciais, materiais e interativas específicas e características que podem ser compreendidas a partir de uma ampliação do conceito de gênero. Todavia, a consciência do papel do espaço e dos recursos materiais, embora apareça presente na observação de campo, aparece com menor destaque nas representações dos alunos, sugerindo um predomínio da atividade intelectual de maneira independente às condições materiais do ambiente. Reflete-se sobre a separação entre mente, corpo e o espaço na sociedade e as tendências disciplinares típica da modernidade e que dificultam a integração dos saberes e limita outras possibilidades de conhecimento.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, DEDICATÓRIA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTAS, EPÍGRAFE PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF