Título: | DOR E PRAZER NA PRÁTICA MUSICAL | |||||||
Autor: |
RODRIGO ALCANTARA DE SOUZA |
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Colaborador(es): |
CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 22/OUT/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22175&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22175&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22175 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Apesar de ser um tema pouco divulgado tanto publicamente quanto dentro
da própria classe musical, é grande o número de músicos que sofre com dores,
desconfortos e até mesmo lesões e outros problemas de saúde decorrentes da
atividade musical. A respeito disso se têm observado, nas últimas décadas, um
crescente interesse de pesquisadores, principalmente da área da saúde, o que
faz com que já existe uma considerável bibliografia sobre o assunto. Entretanto,
ainda existem muitas lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas a
fim de tornar a prática musical (profissional ou não) menos prejudicial à saúde
de seus praticantes. Esta pesquisa, de caráter exploratório, investiga o tema
numa amostra de 39 músicos instrumentistas da cidade de Manaus, dando
ênfase às questões emocionais envolvidas na prática e sobre como elas podem
interferir na percepção desses constrangimentos por parte dos indivíduos. Um
dos pontos centrais abordados é a questão de que a prática musical seria uma
situação favorável à ocorrência do estado de flow (CSIKSZENTMIHALYI, 1997),
o que justificaria o fato de muitos músicos nem perceberem as dores e
desconfortos durante a execução das atividades. Foi aplicado junto a esses
respondentes um instrumento de coleta de dados composto de quatro partes:
um questionário com informações gerais sobre a prática musical e os
constrangimentos; um processo de ordenação de cartões com
emoções/sentimentos presentes na prática; uma série de escalas de avaliação
tratando do estado de flow e da cultura da dedicação presente no meio musical;
e uma entrevista final visando ter opiniões mais aprofundadas dos músicos a
respeito do tema tratado. Os dados coletados foram cruzados e analisados e os
resultados apontam, entre outras coisas, que a prática musical, dentro dessa
amostra, apresenta características similares às encontradas nas ocorrências do
estado de flow e ainda contam da importância das questões emocionais na
prática, de acordo com a opinião dos músicos participantes.
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