Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: DESIGN E PROPRIEDADE INTELECTUAL: VÍNCULOS E INTERAÇÕES
Autor: HUGO BORGES BACKX
Colaborador(es): CLAUDIO FREITAS DE MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 08/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21849&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21849&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21849
Resumo:
Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica dos vínculos e interações entre o Design e a propriedade intelectual (PI). As criações intelectuais em Design têm características compatíveis com a maioria das modalidades de resguardo definidas na PI. Contudo, é necessário entender corretamente o fluxo que estas percorrerem no sistema legal. O pouco domínio dos seus conteúdos e de suas interações acarreta dificuldades na gestão plena das criações intelectuais utilizando-se do sistema. Para permitir a compreensão do conjunto foi desenvolvida uma classificação sistematizada (taxonomia) dos conteúdos criativos da PI permitindo uma visão panorâmica do sistema a partir das características estéticas e técnicas das criações, dos conteúdos criativos derivados e dos objetos criativos híbridos. Com a taxonomia desenvolvida foi possível identificar os conteúdos criativos mínimos relacionados com cursos superiores de conteúdos projetivos e, especificamente, com habilitações e especialidades em Design. Foram tratados também dos espaços de interação entre o Design e a PI quando da coleta e análise de dados para projeto ou tomada de decisões estratégicas; da proteção, defesa, negociação e apropriação das criações intelectuais; e do exercício de novas competências pelo designer. Relacionadas com cada espaço de interação são indicadas as habilidades esperadas a serem alcançadas a partir do ensino-aprendizagem de PI. São habilidades baseadas nas recomendações de conteúdos curriculares de PI formuladas para cursos de Design.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, GLOSSÁRIO E ANEXOS PDF