Título: | PROPOSTA DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TUTORIAIS: APRENDIZAGEM DE SOFTWARE GRÁFICO | |||||||
Autor: |
WALTER DUTRA DA SILVEIRA NETO |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador SILVANA BERNARDES ROSA - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JUN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21631&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21631 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A necessidade de auxiliar pessoas que trabalham com o ensino de software
gráficos em instituições educacionais motivou a presente pesquisa, onde se buscou
mostrar a eficiência do uso de tutoriais e a experimentação dos mesmos em
métodos de Educação a Distância Mediada por Computador. O objetivo geral da
presente tese foi desenvolver um modelo de criação e validação de tutoriais para o
ensino de software gráfico. Foram analisadas ferramentas que possibilitam o
enriquecimento desse método, mostrando o quanto ele pode ser eficiente,
podendo-se até dizer atraente para os sujeitos envolvidos em processos de
construção de conhecimentos. Por sua natureza, a pesquisa caracterizou-se como
aplicada, tendo cunho qualitativo. Do ponto de vista de seus objetivos,
configurou-se como uma pesquisa exploratória e quanto aos procedimentos
técnicos, desenvolveu-se como pesquisa bibliográfica e documental. A partir dos
modelos gerais para a criação e validação de tutoriais, foi desenvolvido um
tutorial específico que oferece, entre outros recursos de conteúdo e gráficos, texto,
som, imagem estática, vídeo e arquivos em linguagem de Realidade Virtual. As
principais etapas percorridas para o desenvolvimento da presente tese foram, além
do estudo de bibliografia relacionada ao tema, o desenvolvimento de parâmetros
para identificar a eficácia de um tutorial; a identificação e análise de sistemas que
são desenvolvidos para EDMC, com vistas a utilizá-los como ambiente para a
experimentação deste trabalho; a identificação e análise de software que envolve o
processo de desenvolvimento de tutoriais, neste caso, um software CAD
tridimensional, objeto de estudo para o uso do tutorial numa disciplina do curso de Design; a realização de estudos sobre métodos de avaliação de usabilidade de
tutoriais visando conhecer as várias modalidades e selecionar uma forma
adequada de análise ergonômica e IHC (Interação Humano-Computador), baseada
em pesquisa de opinião dos usuários; a verificação e estudo de definições e
aplicações de hipermídia dentro de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
A elaboração do tutorial e sua validação junto a estudantes e profissionais
permitiram identificar uma série de requisitos que são necessários para um bom
projeto de tutoriais. A conclusão do trabalho apresenta uma síntese dos dados
levantados no processo de validação do tutorial, além de recomendações para
estudos futuros.
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