Título: | UM OLHAR DO DESIGN SOBRE A ICONOGRAFIA INDÍGENA: A ORNAMENTAÇÃO CORPORAL KAYAPÓ - UM ESTUDO DE CASO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
TAISA FIGUEIRA RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
ALBERTO CIPINIUK - Orientador |
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Catalogação: | 23/MAI/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9974&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9974 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A cultura material indígena constitui um dos mais fortes
ícones culturais
de nosso país. Hoje a sua relevância torna-se mais
evidente diante de um mundo
globalizado e efêmero que, cada vez mais, busca em
referências de tradições
locais, âncoras simbólicas e originalidade estética. No
campo do design,
verificamos a recorrência de trabalhos baseados em fazeres
regionais ou no
artesanato de tradições locais. Essa dissertação, então,
procura trazer uma reflexão
sobre o relacionamento do design com a iconografia
indígena em nosso país,
abordando para tanto, as formas como se operam os
cruzamentos entre o sistema
estético hegemônico com sistemas estéticos ditos populares
como o indígena, ou
seja, as diferentes formas como cada um deles se apropria
dos elementos estéticos
do outro. Sob o ponto de vista do design, nos interessa
investigar a apropriação
que o design faz desta iconografia assim como a
intervenção do designer junto a
comunidades indígenas. Esta dissertação traz como estudo
de caso a
ornamentação corporal dos índios Kayapó. Entre os
diferentes índios
relativamente isolados que habitam hoje a região da
Amazônia Legal, a
ornamentação corporal dos índios Kayapó se destaca por sua
relevante expressão
estética, por sua beleza e refinamento. Assim como
expressa de maneira muito
formal e sintética a compreensão que estes índios possuem
de sua cosmologia,
estrutura social, da relação com a natureza e da
construção da identidade e da
alteridade.
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