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Título: O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS COMO UM FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: O DESAFIO DA FRANCOFONIA NO RIO DE JANEIRO
Autor: TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA
Colaborador(es): JURGEN WALTER BERND HEYE - Orientador
Catalogação: 08/MAR/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9612
Resumo:
A pesquisa O ensino de línguas estrangeiras como um fator de inclusão social: o desafio da francofonia no Rio de Janeiro tem por objetivo analisar o efeito das políticas lingüísticas para o ensino de línguas estrangeiras no Estado do Rio de Janeiro, partindo de um pressuposto básico da sociolingüística que é aquele que propõe estabelecer uma relação entre língua e sociedade. Esta análise considera dados provenientes do contexto histórico, econômico e cultural de alguns municípios do Estado selecionados para este estudo. Consideramos a inserção sócio-econômica dos cidadãos nas regiões estudadas como um dos critérios para julgar a eficácia das políticas lingüística adotadas. Para tanto, consideramos as políticas lingüísticas no domínio das línguas estrangeiras levando primeiramente em conta as medidas legalmente explicitadas através de leis e decretos, assim como procuramos mostrar de que modo uma parcela da sociedade resolve as lacunas relacionadas à oferta de ensino de línguas no sistema educacional.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN, ZUSAMMENNFASSUNG, RÉSUMÉ, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
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CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF