Título: | OS PRECURSORES INTERSUBJETIVOS DO SÍMBOLO NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
CRISTIANA REGINA FERREIRA DE AGUIAR PONDE |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Colaborador(es): |
OCTAVIO ALMEIDA DE SOUZA - Orientador |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Catalogação: | 01/MAR/2007 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9578&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9578&idi=2 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9578 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A função simbólica é o aspecto que distingue o mundo
humano do mundo
animal. A origem do pensar e de todo funcionamento
psíquico está no processo de
transformação das experiências sensoriais e emocionais,
que dominam o início da
vida, em símbolos. O símbolo é a unidade elementar que
forma o tecido da fantasia
e estabelece a relação com o mundo de significados
compartilhados. Seus
precursores encontram-se nas experiências intersubjetivas
iniciais de sintonia
afetiva, emergência do senso de eu e de outro e atenção
compartilhada, que
permitem a constituição das fronteiras psíquicas,
fundamentais para o
desenvolvimento da capacidade de simbolizar.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|