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Estatística
Título: IMPLICAÇÕES ESTRATÉGICAS DAS REDES DE RELACIONAMENTOS: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA AGREGA INTELIGÊNCIA EM COMPRAS - JOINT VENTURE ENTRE AS EMPRESAS SOUZA CRUZ E AMBEV
Autor: ELAINE TURRA DE AQUINO SILVESTRE
Colaborador(es): TERESIA DIANA LEWE VAN ADUARD DE MACEDO SOARES - Orientador
Catalogação: 22/FEV/2007 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9548&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9548&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9548
Resumo:
Cresce a cada dia o número de empresas no Brasil e no mundo que vêm se constituindo em redes, ou seja, se estruturando através de alianças múltiplas e de diferentes tipos. Nesse cenário, duas grandes empresas brasileiras - a Souza Cruz e a Ambev - líderes em seus segmentos, estabeleceram uma aliança criando uma nova empresa, o portal Agrega Inteligência em Compras, cujo objetivo primordial é a gestão de compras de materiais indiretos e de serviços para ambas, assim como para as empresas cliente. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o funcionamento do portal Agrega, suas contribuições e implicações estratégicas sobre o desempenho e desdobramentos em termos competitivos, de modo a contribuir para outros estudos sobre gestão de empresas inseridas neste tipo de aliança. A metodologia utilizada é o estudo de caso com triangulação de métodos; os dados foram coletados por meio de investigação documental/telematizada e levantamento de percepções, com auxílio de questionário predominantemente estruturado e entrevistas complementares. O tratamento do material associou métodos quantitativos e qualitativos. A interpretação e a análise dos dados basearam-se no referencial teórico, com auxílio dos modelos integrativos de Macedo-Soares, em suas versões tradicional e relacional. Os resultados evidenciaram que a análise na ótica relacional, que leva em conta as implicações estratégicas das alianças, agrega valor à análise tradicional, contribuindo com novos insights para a tomada de decisão estratégica pelas empresas. O estudo propõe ainda um fluxograma de avaliação para empresas que procuram alavancar seus ganhos a partir das alianças do tipo joint-venture.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF