Título: | REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA E O DISCURSO DOCENTE NO ENSINO JURÍDICO NO BRASIL E NA ARGENTINA (1985-2000) EM PARTICULAR NA DISCIPLINA DE DIREITOS HUMANOS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
EDUARDO MANUEL VAL |
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Colaborador(es): |
NADIA DE ARAUJO - Orientador |
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Catalogação: | 29/NOV/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=1 [es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9342&idi=4 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9342 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A presente tese de doutorado sobre Reflexões sobre a
Prática e o Discurso
Docente no Ensino Jurídico Comparado: a Disciplina de
Direitos Humanos, suas
Características e Desafios no Brasil e na Argentina no
período de 1985-2000
postula uma análise científica do processo de educação
jurídica para a formação
dos operadores de direito. Através do estudo comparado
da
disciplina de direitos
humanos, incluída nas grades curriculares dos projetos
didáticos-pedagógicos
desenvolvidos nos cursos jurídicos pertencentes a
instituições representativas do
Brasil e da Argentina, como a PUC-Rio e Universidade de
Buenos Aires (UBA)
verifica-se diversos graus de semelhança na inclusão de
conteúdos e a mudança de
discurso e práticas docentes desenvolvidas em sala de
aula. Esta pesquisa partindo
da premissa do importante papel que historicamente a
sociedade latino-americana
tem dado aos bacharéis em direito identifica e descreve
as
características e
dissonâncias entre o discurso docente e as práticas
aplicadas no último quartel do
século XX. A leitura comparada das características
identificadas permite concluir
que a disciplina de Direitos Humanos deve sua inclusão a
necessidade de satisfazer
as demandas de dois processos paralelos: democratização
e
internacionalização.
Mas esta inclusão consiste basicamente na adoção de um
discurso formalista dos
Direitos Humanos que não é acompanhado de condições e
práticas pedagógicas
transformadoras.
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