Título: | CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO E ESCOLA BRASILEIRA: IGUALDADE E PLURALIDADE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RUBENS LUIZ RODRIGUES |
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Colaborador(es): |
RALPH INGS BANNELL - Orientador |
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Catalogação: | 18/OUT/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=9156&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9156 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese desenvolve uma abordagem sobre a escola
brasileira como uma
instituição que pode contribuir para a democratização do
espaço público. Nessa
perspectiva, considera que, por razões teóricas, éticas e
políticas, a pluralidade
presente na sociedade brasileira e que atravessa a escola
pública precisa se
constituir com referência nas lutas em torno da igualdade
substantiva. Sustenta-se
que, frente ao aprofundamento das desigualdades sociais
impostas pelo capital em
sua fase de desenvolvimento global, uma rica compreensão
da pluralidade só pode
se realizar mediante o estabelecimento de condições de
igualdade nas relações
sociais, buscando superar tanto as injustiças de ordem
socioeconômica quanto às
injustiças decorrentes dos processos de desrespeito, de
não reconhecimento e
dominação cultural-valorativa. Com base nessa orientação,
empreende-se uma
análise crítica de concepções pós-modernas que se
apropriam de conceitos como
cultura, identidade e diferença, sem relacioná-los às
lutas por uma sociedade
igualitária, democrática e socialista. Ao mesmo tempo,
enfatiza-se o trabalho
como princípio ordenador da pluralidade, pois potencializa
os processos de
individualização pela capacidade de criar cultura, de
formar identidades e de
enunciar diferenças nas formas de sentir, pensar e
intervir no mundo. A
compreensão do trabalho como princípio ordenador da
pluralidade coloca para a
escola pública brasileira os desafios de valorizar a
relação pedagógica entre
educador e educando e de superar os mecanismos internos
que inibem a vida
escolar para viabilizar a apropriação e reapropriação do
conhecimento na direção
da emancipação humana e da transformação social.
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