Título: | MODELAGEM DE COMPOSIÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM | |||||||
Autor: |
DIVA DE SOUZA E SILVA |
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Colaborador(es): |
RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador MARIA HELENA LIMA BAPTISTA BRAZ - Coorientador SEAN WOLFGAND MATSUI SIQUEIRA - Coorientador |
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Catalogação: | 12/JUL/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8668&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8668 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O desenvolvimento de conteúdos instrucionais utilizando
as novas tecnologias de informação é um processo caro, demorado e
complexo, que aponta para o estabelecimento de novas metodologias. É neste
contexto que surge o conceito de Objeto de Aprendizagem (LO), cujo enfoque
está em promover a
reutilização do conteúdo. Entretanto, ao considerar o
reuso de conteúdo, também
se observa uma necessidade de seqüência - lo para formar
conteúdos mais
elaborados ou mais complexos. Nesta tese adota-se uma
estratégia de representar
LOs cada vez menores, representando separadamente
conteúdo
e prática, aqui
denominados Objetos Componentes (OCs). Para a
estruturação
do conteúdo,
adaptou-se uma proposta já existente e definiu-se um
esquema conceitual
adequado à representação de atividades (ou práticas) de
aprendizagem. Com vista
à composição dos OCs, foi igualmente definido um esquema
conceitual
envolvendo conteúdos e práticas. Assim, com base em um
algoritmo de
seqüenciamento de OCs, um professor pode compreender
melhor a forma de
implementar um objeto complexo, como uma aula ou um
curso,
reduzindo erros e
eventuais omissões na implementação da solução. Este
seqüenciamento deve
seguir uma metodologia e deve ser especificado de modo
não
ambíguo. É neste
contexto que também é apresentada uma linguagem para
especificação de
seqüências de objetos de aprendizagem, com uma sintaxe
adequada à descrição
das possíveis formas de seqüenciamento de LOs.
Finalmente,
descreve-se um
estudo de caso ilustrando a utilização dos esquemas
conceituais desenvolvidos, do
algoritmo proposto e da linguagem de especificação de
seqüências OCs.
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