Título: | DESENVOLVIMENTO DE GROUPWARE COMPONENTIZADO COM BASE NO MODELO 3C DE COLABORAÇÃO | |||||||
Autor: |
MARCO AURELIO GEROSA |
|||||||
Colaborador(es): |
HUGO FUKS - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 12/JUL/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8665&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8665&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8665 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Groupware é evolutivo e é difícil de construir e de
manter, e acaba tendo um
código desorganizado e difícil de evoluir. Nesta tese é
proposta uma abordagem
de desenvolvimento de groupware baseado em componentes
concebidos em
função do modelo 3C de colaboração. No modelo 3C, a
colaboração é analisada a
partir da comunicação, coordenação e cooperação. Na
abordagem proposta, partese
das necessidades de colaboração do grupo, analisadas com
base no modelo, e
componentes de software também organizados em função do
modelo são
utilizados para compor a solução. Como estudo de caso, a
abordagem é aplicada
no desenvolvimento da nova versão do ambiente AulaNet,
cujo código padece dos
problemas mencionados anteriormente. Neste estudo de caso,
são desenvolvidos
component kits para instanciar os serviços de comunicação
do ambiente. Os
componentes possibilitam compor, recompor e customizar os
serviços de modo a
refletir alterações na dinâmica de colaboração.
|
||||||||