Título: | JOGOS ELETRÔNICOS MULTI-PLATAFORMA: COMPREENDENDO AS PLATAFORMAS DE JOGO E SEUS JOGOS ATRAVÉS DE UMA ANÁLISE EM DESIGN | |||||||
Autor: |
LEONARDO CARDARELLI LEITE |
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Colaborador(es): |
REJANE SPITZ - Orientador |
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Catalogação: | 28/JUN/2006 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=8600&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8600 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Game Design é o processo de criação de um jogo, que
engloba a definição
de seu funcionamento, a descrição dos elementos que o
compõe, bem como a
transmissão destas informações à equipe que irá desenvolve-
lo. O presente
trabalho aborda o estudo do Game Design de jogos
eletrônicos multi-plataforma,
analisando criticamente como esta classe de jogos está
sendo projetada. Por ser
uma mídia em estágio de amadurecimento, a formação
acadêmica necessária aos
profissionais que atuam na área de jogos eletrônicos ainda
não está claramente
definida, e sua linguagem e potencialidades estão longe de
serem enxergadas em
sua totalidade. O exorbitante retorno financeiro da
indústria a tornou conservadora
e esta tendência está ofuscando a criação de um conteúdo
significativo e
exploratório. Com o objetivo de identificar e justificar
as decisões de Game
Design recorrentes em jogos eletrônicos multi-plataforma,
questiona-se quais são
as características presentes nestes jogos que influenciam
a maneira em que são
percebidos e jogados quando em diferentes plataformas e
situações de uso, e quais
as qualidades destas situações que devem ser relevadas
durante o processo de sua
criação e desenvolvimento. A pesquisa analisa o Game
Design de quatro títulos,
comparando suas diferentes versões de acordo com seus usos
em contextos
público, privado e móvel, adotando uma abordagem que
compreende as
percepções de um jogador e também as de um designer.
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