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Estatística
Título: ESTIMAÇÃO DAS ESCALAS DOS CONSTRUTOS CAPITAL SOCIAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL ECONÔMICO E ANÁLISE DO EFEITO ESCOLA NOS DADOS DO PERU-PISA 2000
Autor: GABRIELA CARRASCO GUTIERREZ
Colaborador(es): CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - Coorientador
Catalogação: 29/DEZ/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7630
Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo estudar as escalas empregadas na sociologia educacional como fatores importantes no desempenho escolar. Inicialmente usamos a Teoria da Resposta ao Item (TRI) não-paramétrica para estudar as propriedades das escalas unidimensionais obtidas para os construtos teóricos, capital social, capital cultural e capital econômico, dos estudantes peruanos, a partir de itens do questionário PISA 2000. Em seguida utilizamos a Análise Fatorial Confirmatória (AFC) como uma metodologia alternativa para análise de ajuste dos modelos e para a verificação da dimensionalidade das três escalas construídas. Uma vez obtidas as escalas dos três construtos investigamos o efeito escola através de um modelo de regressão de dois níveis, ou seja, controlando pelas três escalas de capital como medidas pelos modelos da TRI e da AFC, no nível do aluno e no nível da escola. Assim, investigamos a contribuição da escola no desempenho escolar do aluno. Os resultados revelaram que a escala obtida para o construto capital econômico apresenta um coeficiente de escalonabilidade (H) alto, o que implica em uma escala forte, com boa capacidade de ordenamento dos respondentes. O construto capital social apresentou escalonabilidade intermediária e o construto capital cultural mostrou uma escalonabilidade fraca. Por outro lado, a análise do modelo de regressão multinível revelou que existe um efeito escola significativo, mesmo quando a proficiência dos alunos é controlada pelo capital cultural e pelo capital econômico no nível do aluno e pela capital cultural médio no nível da escola. Entre os fatores associados às diferenças no desempenho entre as escolas encontramos como significativos os recursos educativos, a infraestrutura física da escola, a motivação dos professores, e a escassez de professores; sendo que, a variável recursos educativos é a que explica a maior diferença.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
CAPÍTULO 8 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES PDF