Título: | ESTIMAÇÃO DAS ESCALAS DOS CONSTRUTOS CAPITAL SOCIAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL ECONÔMICO E ANÁLISE DO EFEITO ESCOLA NOS DADOS DO PERU-PISA 2000 | |||||||
Autor: |
GABRIELA CARRASCO GUTIERREZ |
|||||||
Colaborador(es): |
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador CARLOS ALBERTO QUADROS COIMBRA - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 29/DEZ/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7630&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7630 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta dissertação tem como objetivo estudar as escalas
empregadas na sociologia
educacional como fatores importantes no desempenho
escolar. Inicialmente usamos a
Teoria da Resposta ao Item (TRI) não-paramétrica para
estudar as propriedades das
escalas unidimensionais obtidas para os construtos
teóricos, capital social, capital cultural
e capital econômico, dos estudantes peruanos, a partir de
itens do questionário PISA 2000.
Em seguida utilizamos a Análise Fatorial Confirmatória
(AFC) como uma metodologia
alternativa para análise de ajuste dos modelos e para a
verificação da dimensionalidade
das três escalas construídas. Uma vez obtidas as escalas
dos três construtos investigamos o
efeito escola através de um modelo de regressão de dois
níveis, ou seja, controlando pelas
três escalas de capital como medidas pelos modelos da TRI
e da AFC, no nível do aluno e
no nível da escola. Assim, investigamos a contribuição da
escola no desempenho escolar
do aluno. Os resultados revelaram que a escala obtida para
o construto capital econômico
apresenta um coeficiente de escalonabilidade (H) alto, o
que implica em uma escala forte,
com boa capacidade de ordenamento dos respondentes. O
construto capital social
apresentou escalonabilidade intermediária e o construto
capital cultural mostrou uma
escalonabilidade fraca. Por outro lado, a análise do
modelo de regressão multinível
revelou que existe um efeito escola significativo, mesmo
quando a proficiência dos alunos
é controlada pelo capital cultural e pelo capital
econômico no nível do aluno e pela capital
cultural médio no nível da escola. Entre os fatores
associados às diferenças no
desempenho entre as escolas encontramos como
significativos os recursos educativos, a
infraestrutura física da escola, a motivação dos
professores, e a escassez de
professores; sendo que, a variável recursos educativos é a
que explica a maior
diferença.
|
||||||||