Título: | UM ESTUDO PARA A MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA DE MUNICÍPIOS PERIFÉRICOS EM GRANDES REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRAS: CASO DE REFERÊNCIA MUNICÍPIO DE JAPERI, RIO DE JANEIRO, BRASIL | ||||||||||||
Autor: |
JULIA MONTEIRO SANTANA |
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Colaborador(es): |
IZABELLA KRAICHETE LENTINO - Orientador |
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Catalogação: | 16/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71609&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71609&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71609 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os conceitos abordados nesse trabalho são Mobilidade Urbana Sustentável e Qualidade de vida a partir da ótica do modelo de urbanização Cidade de 15 Minutos desenvolvido pelo urbanista colombiano, Carlos Moreno. Nas últimas décadas, diversas cidades cresceram pautadas no urbanismo moderno, dando prioridade aos automóveis particulares e distanciando equipamentos urbanos das áreas residências, criando zonas de um único uso. O surgimento de zonas de um único uso gerou lugares com período de funcionamento e o movimento pendular, onde residentes de uma cidade geralmente distante dos grandes centros econômicos e de emprego passam horas no trânsito para chegar no seu local de trabalho ou estudo e, no final do expediente, retornam pra sua cidade de origem. Esse processo trouxe diversos danos sociais, ambientais e urbanísticos. Diante desse cenário, busca-se a melhoria da distribuição dos equipamentos urbanos pela cidade através do conceito da cidade de 15 minutos, para que a população tenha o direito de escolha e não seja refém de um modelo de mobilidade e de uma determina região. Logo, essa dissertação apresenta, por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, como é possível melhorar a vida da população residente no distrito sede de Japeri por meio da aplicação do conceito de cidade de 15 minutos.
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