Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: APRENDIZAGEM EM GRAFOS VIA MEDIDAS DE DIVERGÊNCIA GENERALIZADAS
Autor: KLEYTON VIEIRA SALES DA COSTA
Colaborador(es): HELIO CORTES VIEIRA LOPES - Orientador
IVAN FABIO MOTA DE MENEZES - Coorientador
Catalogação: 09/JUL/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71470&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71470&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71470
Resumo:
Esta dissertação de mestrado investiga a efetividade de generalizações de medidas de informação para aprendizado em grafos. Para delimitar o escopo de pesquisa, a função de custo do variational graph autoeconders proposto por Kipf and Welling (2016b) foi modificada por meio da incorporação de generalizações de medidas de divergência. Dessa maneira, as principais contribuições deste trabalho são: (i) κappa-divergências - uma representação unificada para generalizações de medidas de divergência; (ii) duas novas famílias de divergências, delta e eta; e (iii) o desenvolvimento do generalized variational graph autoencoders (GGVA), um arcabouço de variational graph autoencoders baseado em κ-divergências. Os experimentos realizados em tarefas de aprendizado em grafos, utilizando cinco conjuntos de dados de redes de citação e um conjunto de dados para a rede de distribuição de energia elétrica do Brasil, indicam que o GGVA supera os modelos de referência em dois tipos de tarefas: classificação de nós e previsão de relacionamentos, considerando tempo de execução e precisão média. Os resultados qualitativos para os embeddings treinados do GGVA indicam uma capacidade satisfatória para distinguir classes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF