Título: | MULHERES EM TRANSMISSÃO: NOVAS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA MÚSICA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | ||||||||||||
Autor: |
BEATRIZ LIMA DO PRADO |
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Colaborador(es): |
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - Orientador |
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Catalogação: | 01/JUL/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71373&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71373 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Não é novidade que a cena musical dos últimos anos foi tomada
pelos termos do artivismo, i.e, produções artísticas fundamentadas em
um engajamento político explícito, em grande parte progressista. Se não
é de todo revolucionária a união entre preocupação estética e função
social, as produções contemporâneas ganham frescor ao se formularem a
partir de um senso de coletividade, transformando a expressão subjetiva
individual do artista em um registro que inscreve na memória social uma
realidade partilhada por comunidades inteiras. Assim, a forma canção é
utilizada não apenas para ratificar existências silenciadas pelo crivo da
colonialidade, mas também para projetar novos imaginários de
dignidade. Nesse movimento insurgente, as mulheres conquistaram
protagonismo, reivindicando a primeira pessoa do discurso através da
cantautoria, operação que tem resultado no reconhecimento das
experiências plurais de feminino. Para refletir quais as possibilidades que
esse cenário cultural possibilita, são aproximados o álbum audiovisual
Bom mesmo é estar debaixo d’água (2020), de Luedji Luna e o álbum
Pajubá (2017), de Linn da Quebrada, este último aliado ao filme
documentário Bixa travesty (2018). Por meio das concepções teóricas de
escrevivência, postulada por Conceição Evaristo, e arquivo de
sentimentos, formulada por Ann Cvetkovich e utilizada por Nicolas
Wasser, o seguinte estudo visa compreender como o cancioneiro popular
emerge como potente ferramenta de reumanização, projetando horizontes
de afeto, desejo e liberdade.
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