Título: | HASHTAG CIDADE - A INSTAGRAMIZAÇÃO DO URBANO: ARTICULANDO REDES SOCIAIS E A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO | ||||||||||||
Autor: |
FREDERICO BASSO MONTANARI |
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Colaborador(es): |
ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - Orientador ERNESTO GOMES IMBROISI - Coorientador |
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Catalogação: | 30/JUN/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71367 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente tese versa sobre as metamorfoses do espaço urbano e, portanto,
metamorfoses da cidade, a partir de uma nova condição, a instagramização. Para
tanto, consideramos em nossa pesquisa as condições espaço-temporais que
possibilitaram a emergência de um mundo cada vez mais digitalizado e
financeirizado, bases para a instagramização do urbano. Dessa forma, dedicamos
o primeiro capítulo à investigação acerca do espaço dito instagramável,
articulando suas materialidades (os bricks) e suas imaterialidades (os bits). Diante
da realidade cada vez mais espetacularizada e mediada por imagens, faz-se mister
discutir o papel da imagem na produção do espaço urbano, tema discutido no
capítulo dois, posto que as inovações em marketing ‒ como o city branding ‒ têm
participada cada vez mais dos processos de acumulação capitalista. Por fim, o
último capítulo é dedicado à sustentação teórico-metodológica de nossa tese ‒ a
instagramização tem participado da reprodução do espaço urbano, mobilizando a
renda fundiária e a renda informacional em prol dos circuitos de acumulação
financeirizados.
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