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Título: HASHTAG CIDADE - A INSTAGRAMIZAÇÃO DO URBANO: ARTICULANDO REDES SOCIAIS E A REPRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO
Autor: FREDERICO BASSO MONTANARI
Colaborador(es): ALVARO HENRIQUE DE SOUZA FERREIRA - Orientador
ERNESTO GOMES IMBROISI - Coorientador
Catalogação: 30/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71367&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71367
Resumo:
A presente tese versa sobre as metamorfoses do espaço urbano e, portanto, metamorfoses da cidade, a partir de uma nova condição, a instagramização. Para tanto, consideramos em nossa pesquisa as condições espaço-temporais que possibilitaram a emergência de um mundo cada vez mais digitalizado e financeirizado, bases para a instagramização do urbano. Dessa forma, dedicamos o primeiro capítulo à investigação acerca do espaço dito instagramável, articulando suas materialidades (os bricks) e suas imaterialidades (os bits). Diante da realidade cada vez mais espetacularizada e mediada por imagens, faz-se mister discutir o papel da imagem na produção do espaço urbano, tema discutido no capítulo dois, posto que as inovações em marketing ‒ como o city branding ‒ têm participada cada vez mais dos processos de acumulação capitalista. Por fim, o último capítulo é dedicado à sustentação teórico-metodológica de nossa tese ‒ a instagramização tem participado da reprodução do espaço urbano, mobilizando a renda fundiária e a renda informacional em prol dos circuitos de acumulação financeirizados.
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