Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SOLUÇÕES ANALÍTICAS PARA PSEUDOPRESSÃO DEPENDENTE DA PERMEABILIDADE EM ESCOAMENTO MONOFÁSICO
Autor: JESSICA LAILLA FERREIRA BITTENCOURT NETO
Colaborador(es): SINESIO PESCO - Orientador
ABELARDO BORGES BARRETO JR - Coorientador
Catalogação: 25/JUN/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71268&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71268&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71268
Resumo:
O uso combinado de modelagens matemáticas e computacionais tornou-se essencial para otimizar a exploração e o gerenciamento de reservatórios de petróleo e gás. Diferentes técnicas matemáticas são empregadas para desenvolver soluções analíticas, especialmente na simulação de reservatórios, onde parâmetros como a permeabilidade ainda são desconhecidos, exigindo testes para extração de informações. Uma abordagem clássica para resolver a equação da difusividade, que descreve o escoamento de fluidos em meios porosos, é a função de pseudopressão. Seu objetivo é linearizar parte da equação, facilitando o cálculo da solução, mas sua aplicação requer métodos complementares para tratar as não-linearidades e obter maior precisão. Esta tese propõe duas soluções analíticas para o escoamento monofásico de óleo em dois tipos de reservatórios: homogêneo de multicamadas e heterogêneo de camada única com duas regiões homogêneas, ambos considerando a permeabilidade dependente da pressão. As soluções utilizam o problema de Green associado ao método da perturbação e expansão assintótica, permitindo uma análise detalhada das propriedades do reservatório e curvas de permeabilidade-pressão. A validação do modelo foi realizada por meio da implementação de um algoritmo e comparação com um simulador comercial baseado em diferenças finitas. Diante da crescente demanda por técnicas mais robustas na indústria do petróleo, métodos matemáticos avançados, como o proposto, são fundamentais para otimizar a tomada de decisões e aumentar a eficiência dos processos de produção. Assim, este trabalho contribui para o avanço das ferramentas analíticas na modelagem e simulação de reservatórios de petróleo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF