Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: CÔNICAS OSCULATRIZES NO PLANO PROJETIVO REAL
Autor: FILIPE BELLIO DA NOBREGA
Colaborador(es): MARCOS CRAIZER - Orientador
ÉTIENNE GHYS - Coorientador
Catalogação: 23/JUN/2025 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71188&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=71188&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.71188
Resumo:
Nós investigamos como as cônicas osculatrizes de uma curva regular do plano projetivo real evoluem à medida que percorremos a curva. O Teorema de Tait Kneser afirma que se uma curva não tem inflexão ou vértice, então seus círculos osculadores são disjuntos e aninhados, ou seja, o círculo menor é contido na região limitada definida pelo círculo maior. Nós generalizamos esse resultado ao provar que se uma curva não tem inflexão ou ponto sextático, então as cônicas osculatrizes são convexamente aninhadas. Além disso, nós calculamos os dois primeiros termos da série de potências do invariante-J da quártica binária associada a um par de cônicas osculatrizes de uma curva arbitrária. Finalmente, nós mostramos que dado um par de cônicas harmonicamente aninhadas, u,v, existe uma espiral logarítmica de curvatura projetiva zero que tem u e outra cônica do feixe gerado por u e v como suas cônicas osculatrizes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF