Título: | PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE UM ACIONAMENTO PARA MOTOR DE PASSO OPERANDO EM BAIXA TENSÃO | |||||||
Autor: |
MARCELO NEVES BARRETO |
|||||||
Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador SOLLY ANDY SEGENREICH - Coorientador |
|||||||
Catalogação: | 20/SET/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7084&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7084&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7084 | |||||||
Resumo: | ||||||||
A pesquisa e desenvolvimento de um acionamento para motor
de passo
operando em baixa tensão apresenta o desenvolvimento de um
mecanismo de
acionamento para motores de passo de 2 fases, destinado a
operar na faixa de 12 a
18 V, tornando-se muito útil para automações em veículos,
embarcações ou robôs
que operam com baterias. O acionamento desenvolvido
implementa o controle da
corrente via chopper, como é usual nos acionamentos de
motores de passo.
Mas, ao contrário do usual, o tempo do ciclo ativo da onda
responsável por ativar
a corrente nas fases é pré-programado em
microcontroladores, evitando-se a
instabilidade e criticalidade típica dos circuitos
responsáveis pelo sensoramento
da corrente e sua realimentação para controle do ciclo
ativo. Outro aspecto
inovador do trabalho foi a utilização do integrado TD340
da ST Microeletronics,
desenvolvido para utilização no controle de motores de
corrente contínua, e que
está sendo empregado com motores de passo. Os resultados
experimentais
apresentados no trabalho confirmam a adequação e utilidade
do acionamento
desenvolvido, tornando-o compacto e robusto.
|
||||||||