Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA ADIÇÃO DO LIXIVIADO DE ATERROS SANITÁRIOS NO COTRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PELO PROCESSO MBBR
Autor: JOSE CARLOS RODRIGUES DE MOURA JR
Colaborador(es): FRANCISCO JOSE MOURA - Orientador
JAIME LOPES DA MOTA OLIVEIRA - Coorientador
Catalogação: 23/MAI/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70574&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70574&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70574
Resumo:
O cotratamento de esgoto sanitário e lixiviado de aterro sanitário em estações de tratamento de efluentes tem se mostrado uma alternativa promissora para a gestão integrada desses efluentes. Este estudo avaliou o desempenho do processo de reator com biofilme de leito móvel (MBBR) no tratamento de esgoto sanitário com adição de 1 por cento(v/v) de lixiviado de aterro sanitário, utilizando uma fração de enchimento de 30 por cento de biomídias. A pesquisa foi conduzida em escala de bancada, utilizando dois reatores MBBR idênticos operados simultaneamente durante 292 dias. O reator controle (R1) recebeu apenas esgoto sanitário sintético, enquanto o reator teste (R2) recebeu esgoto sanitário sintético com adição de 1 por cento de lixiviado. O tempo de detenção hidráulica médio dos reatores foi de 10,5 horas, monitorando a remoção de matéria orgânica, nutrientes e outros parâmetros de qualidade. O processo MBBR demonstrou eficiência satisfatória no tratamento de esgoto sanitário, alcançando remoções médias de 81,0 por cento para DQO e 70,6 por cento para COD no reator R1. A adição de 1 por cento de lixiviado não comprometeu significativamente o desempenho do processo, com o reator R2 apresentando remoções médias de 80,5 por cento para DQO e 71,2 por cento para COD. O lodo excedente foi significativamente maior em R2 (1,17 gSVdia-1) em comparação com R1 (0,63 gSVdia-1), porém não houve diferença significativa na concentração de sólidos aderidos às biomídias entre os reatores. Os resultados obtidos demonstram que o processo MBBR é uma alternativa viável para o cotratamento de esgoto sanitário e lixiviado de aterro sanitário, mantendo eficiências de remoção satisfatórias mesmo com a adição de lixiviado e baixa concentração de sólidos aderidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF