Título: | A ANAGNÓRISE DA SAMARITANA VERSUS JESUS: UMA ANÁLISE DE JO 4,5-42 | ||||||||||||
Autor: |
JOSÉ VANOL LOURENÇO CARDOSO JÚNIOR |
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Colaborador(es): |
WALDECIR GONZAGA - Orientador |
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Catalogação: | 07/MAI/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70312&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70312&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70312 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente estudo traz uma análise de Jo 4,5-42, o conhecido texto no qual há o encontro de Jesus com a mulher samaritana. Ele busca destacar a anagnórise da Samaritana versus Jesus, ou seja, partindo do ponto de vista da mulher, como se deu o processo gradativo de reconhecimento da identidade de Jesus por parte dela, como ela foi percebendo Jesus que se dava a conhecer, revelando-se a ela e a história dela para ela mesma. Tal narrativa se insere na primeira parte (Livro dos Sinais: Jo 1–12) do Quarto Evangelho, um dos cinco textos do corpus joanino. Num primeiro momento, esta pesquisa apresenta alguns dados gerais referentes ao Quarto Evangelho para situar o texto, o qual é a terceira parte de um Tríptico Esponsal no Evangelho de João (Jo 2,1-11; 3,29-31; 4,5-42). Em seguida, vem o Status Quaestionis, no qual são apresentadas as contribuições de vários exegetas
sobre Jo 4,5-42 em ordem cronológica, a começar da Patrística. Depois, oferece-se a segmentação, tradução, notas de crítica textual e notas de tradução, servindo-se de alguns elementos do Método Histórico Crítico e da Análise Retórica Bíblica Semítica. Ademais, por meio de elementos da Análise Narrativa, bem como de contatos intertextuais (uso do Antigo Testamento no Novo Testamento), é apresentada a análise de Jo 4,5-42, destacando os passos da anagnórise da Samaritana versus Jesus, em que ela o reconhece como: um homem judeu (Jo 4,9b); alguém que parece ser maior que Jacó (Jo 4,12a); um profeta (Jo 4,19c); o messias, o Cristo (Jo 4,25cd.26b.29b); e o Salvador do mundo (Jo 4,42e). Após algumas considerações a título de conclusão, no final, oferece-se também a bibliografia consultada, que poderá ser de grande auxílio para futuras pesquisas.
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