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Título: DAS MARGENS ENTRE ANGÚSTIA E DESEJO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O OBJETO A LACANIANO A PARTIR DA TETRALOGIA DE ELENA FERRANTE
Autor: JULIANA NERY GONCALVES
Colaborador(es): MONAH WINOGRAD - Orientador
MARCUS ANDRE VIEIRA - Coorientador
Catalogação: 29/ABR/2025 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70159&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=70159&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.70159
Resumo:
O presente trabalho pretende investigar a noção de objeto a – tal como formulada por Lacan em seu Seminário livro 10, A angústia – à luz de algumas passagens e elementos narrativos extraídos da tetralogia A amiga genial, de Elena Ferrante. A hipótese desta investigação é a de que o estudo do duplo papel do objeto a, entre deflagrador de angústia e causador de desejo, pode ser beneficiado pelo recurso à ficção ferranteana. Sob esta perspectiva, inicialmente, percorremos as incursões de Freud e Lacan na aproximação entre arte e psicanálise, de modo a definir um método no enlace entre os dois campos. Além disso, apresentamos a escritora Elena Ferrante, destacando aspectos singulares de seu fazer literário, bem como as coordenadas principais de sua tetralogia napolitana. Em seguida, após a introdução da noção de objeto a, sua faceta angustiante é abordada na relação com o corpo, a partir de um fenômeno que acomete uma das personagens do romance, a desmarginação. Por fim, o exame das nuances da amizade narrada por Ferrante permite a discussão da função de causa de desejo do pequeno a lacaniano, deslocando a desmarginação de seu sentido inicial.
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