Título: | POR UMA PEDAGOGIA DO DESENHO PARA LEITURAS DE MUNDO CRÍTICAS E CRIADORAS | ||||||||||||
Autor: |
LUCIANA PERPETUO DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
JACKELINE LIMA FARBIARZ - Orientador RICARDO ARTUR PEREIRA CARVALHO - Coorientador |
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Catalogação: | 01/ABR/2025 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=69804&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.69804 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O desenho materializa parte do pensamento projetado na imaginação, espaço virtual
que nos dá a possibilidade de configurar projeções e porventura tomar materialidade
no espaço real, tornar ser o vir a ser. Partindo de um referencial teórico que dialoga
com o Círculo de Bakhtin, base no LINC Design, e com a abordagem metodológica
do Design em Parceria, a pesquisa exploratória, qualitativa e interpretativista, teve
como objetivo identificar potencialidades do desenho como linguagem das formas
e atividade projetiva para leituras de mundo críticas e criadoras. Apresenta quinze
entrevistas em modo de conversas filmadas, oito com profissionais diversos, e sete
com moradores da região do Parque Nacional da Serra da Capivara, todos com suas
vidas atravessadas pelo desenho. Teve como pressuposto que o desenho pode
promover a percepção de linguagem das formas no exercício de grafar-traçar-contornar-configurar-delinear o visto e/ou imaginado, sendo uma atividade
projetiva tanto ao imaginar quanto ao desenhar, mediando a criação das formas,
linguagem dos movimentos que pode propiciar leituras de simbolizações e
codificações locais e hegemônicas, entendendo que cada cultura, conduz as
percepções do corpo e suas significações sendo geradora de códigos e gramáticas.
Como resultado das conversas, a pesquisa revela o desenho como tecnologia de
projeção de ideias, espelhamento do sentipensar, propiciando a percepção do tempo
no espaço, refletindo a relação desejo-desenho-desígnio. Situa-se no campo do
Design discutindo a serviço de quem estamos desenhando, e no que tange a
formação do estudante, pode contribuir para leituras mais críticas e criadoras. Sendo
assim, a pesquisa também pode abrir um debate sobre o desenho na formação
básica.
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